quinta-feira, 26 de abril de 2012

A CRIANÇA

 
A CRIANÇA
Elio Mollo

A Criança
Por sua candura
Mostra a sua graça
no lar, na rua ou na praça.

Contenta-se com tão pouco...
um por de sol,
um passeio,
um pacote de pipoca
ou com
uma simples brincadeira de peteca.

A criança encanta
com seu jeito angelical
e, não perde seu brilho de luz,
até quando travessuras produz.

Quando, por algum motivo
é repreendida,
fica quietinha,
faz beicinho,
carinha de chorinho,
e emociona a todos,
com a sua ternurinha.

A criança é a inocência
existente na Terra!
É a beleza que faz cambalhota!
É a expressão do amor materno...
Quando acaricia e faz dormir
o seu ursinho de pelúcia
ou a sua linda boneca.

É lindo ver o sorriso da criança...
Quando ganha sapatos novos;
Um sorvete preferido,
Um brinquedinho...
Ou quando corre atrás dos pombos,
de um cachorrinho
ou de um gatinho.

Copiando a natureza...
A criança...
Gorjeia como o sabiá,
Salta igual ao gafanhoto,
tem a curiosidade
e a suavidade do gato,
a velocidade do antílope
e a teimosia da mulinha
e, quando faz os adultos
saírem da linha,
solta um alegre sorriso,
para receber alforria
e tudo termina em alegria.

Falando mais sério...
A criança é um Espírito
que Deus confiou aos pais,
para guiá-la no caminho do bem,
e aos objetivos da vida também.
A única forma de ensiná-la.
é através da exemplificação.
Oferecendo-lhe o amor,
- semelhante ao espelho -
ela refletirá o amor
e, naturalmente,
em sua vida social,
ela retribuirá o amor.

11/10/2010

* * *


domingo, 22 de abril de 2012

PLANETA TERRA

PLANETA TERRA
Elio Mollo
11 dez 2007

Planeta Terra,
situado entre Vênus e Marte,
formado de um ecossistema único e finito,
mas que nasceu para ter um ambiente magnífico.
Porém o homem surgiu em seu meio,
é os impactos, com ele, se iniciaram.
O fogo ao que tudo indica
foi o primeiro elemento a poluir o seu espaço.

Planeta Terra,
que sempre produz o necessário
para manter a vida de cada usuário
equilibrada e saudável.
Mas o homem insaciável,
não se contenta e age arbitrário,
provocando calamidades
fazendo o seu ambiente instável.

Há desperdício em demasia,
Gastos sem proveito e irracional.
Terra, o homem não te conserva,
mas usa e esgota os teus recursos mal.
Contudo, o homem um dia,
que agora é egoísta e desperdiçador
aprenderá através da dor,
a te respeitar,
conservando-te com imenso amor,
conscientizando-se que o teu manancial,
foi-lhe por Deus emprestado
para auxiliá-lo a caminhar
para a conquista
do seu progresso espiritual.

* * *

 

domingo, 15 de abril de 2012

JESUS É NOSSO IRMÃO

JESUS É NOSSO IRMÃO
Conto Natalino e Pascoalino
por Elio Mollo
Mensagem espiritualista dedicada às crianças

Numa pequena cidade da Palestina, chamada Nazaré, morava um casal, José e Maria.

Certo dia apareceu para Maria um anjo (emissário de Deus) identificando-se pelo nome Gabriel, que lhe disse:

"— Maria. És abençoada entre todas as mulheres, pois de ti nascerá um filho a que darás o nome de Jesus, ele salvará a humanidade com seus ensinamentos."
Maria guardou segredo desta visão, pois não se considerava merecedora de tanta felicidade.

O imperador César Augusto, desejando saber quantas pessoas havia em seu império, determinou que cada família fosse a cidade onde haviam nascido, para alistarem-se e fazer a contagem de seus bens, propriedades, idade, etc. Isto é chamado de senso. No Brasil de época em época e feito um senso semelhante a esse.

Como José nasceu em Belém, tinha que ir se alistar naquela cidade. Mas não queria deixar Maria sozinha em Nazaré, pois também o anjo tinha lhe aparecido e explicado a importância daquela maternidade. José levou Maria com ele. Após demorada e difícil caminhada, onde em alguns trechos da estrada Maria ia montada no burrico que levava a bagagem, outras vezes andava a pé, e assim andaram até chegarem a Belém onde não encontraram vaga em nenhuma hospedaria, ou hotel para dormirem. Depois de muito procurarem foi lhes indicado uma casa simples afastada da cidade onde guardavam as palhas e os alimentos do animais. Nesse local se abrigaram nas noites de frio. Este lugar era conhecido como estábulo e, onde ficavam os animais. Foi nesse local que nasceu o menino Jesus.

Naquela noite, pastores que guardavam o rebanho nos campos ali próximos foram avisados do grande acontecimento.

Um Emissário divino, deu a notícia do nascimento de Jesus dizendo:

"— Glória a Deus nas alturas, paz na Terra e boa vontade para com os homens."
Os pastores foram seguindo aquelas vozes e o brilho da estrela e chegaram à Belém, encontrando Jesus (bebê) entre as palhas forradas com lençóis e guardado pelos seus pais e os animais que estavam no estábulo. Muito contentes os pastores saíram a contar o que aconteceu.
Em terras distantes de Belém, havia chefes religiosos que se denominavam magos. Alguns deles partiram guiados por uma estrela, que seria "enviada de Deus" ensinando o caminho.

Quando os magos passaram por Jerusalém, foram ao palácio real, perguntarem sobre o nascimento de Jesus, mas o rei Herodes chamado o Grande, disse que não sabia, e pediu-lhes que, na volta, lhe contasse onde o encontraram.

Chegando no estábulo, ofereceram a Jesus de acordo com os costumes do local onde viviam: ouro, incenso e mirra.

Sendo por divina advertência (inspiração) prevenidos em sonho para não voltarem ao palácio real, os magos, então, voltaram por outro caminho para não encontrar o rei Herodes.

José, pai de Jesus, durante o sono foi avisado por um anjo, que Herodes com medo que Jesus crescesse e lhe tomasse o trono do rei dos Judeus, desejava mandar matá-lo, tomou ele então durante a noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito.

Passado algum tempo, Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos. Como solução, mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos de idade para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos.

Quando os soldados cumpriram a ordem cruel, os três já estavam distantes de Belém.

Algum tempo mais tarde quando Herodes já havia desencarnado José e sua família, volta para a terra de Israel, porém, tendo ouvido que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá, e, por divina advertência prevenido em sonho retirou-se para as regiões da Galiléia.

Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém passar alguns dias, enquanto durasse uma festa tradicional daquele povo e, quando Jesus tinha doze anos de idade, foi José, Maria e Jesus comparecerem a Jerusalém para participar dessa festividade. Porém, quando terminou os dias da festa, José e Maria se preparavam para voltar ao seu lar perceberam que Jesus não se encontrava junto deles, preocupados, se puseram a procurá-lo, indo encontrá-lo no templo de Jerusalém, onde conversava com os doutores, e estes, admirando-o por sua inteligência, sua maneira de falar e as resposta que dava as suas perguntas.

Jesus tinha um primo de nome João Batista, homem enérgico, que convocava a toda a criatura a se arrepender de seus erros, e tomar um novo caminho, pois que o Messias já estava entre eles, e que viera para libertar o povo de tantos sofrimentos, dores, escravidão (desde o tempo de Moisés no Egito). Muitos pensavam que João era um homem doente da mente, porque falava daquelas coisas.

João Batista, batizava a todos aqueles que queriam mudar os seus costumes ruins e seguir o novo caminho, que era o de fazer o bem. Batizava João junto ao rio Jordão. E Jesus também foi batizado por João Batista. Por causa dessa prática de batizar João era chamado de Batista.

Dos doze aos trinta anos de idade, Jesus trabalhou junto com seu pai como carpinteiro, observou o povo, seus costumes, estudou as leis naturais, as leis de Deus, preparando-se para a sua grande missão.

Aos trinta anos de idade Jesus, sai convocando pessoas para serem seus discípulos, chamados também de apóstolos, e passou a declarar-se abertamente como Messias que veio ao mundo para ensinar o Evangelho, que significa Boa Nova ou Boa Notícia.

Ensinava que devemos amar, perdoar, fazer caridade, falava sobre a verdadeira vida - a vida espiritual. Dizendo: “Meu reino não é deste mundo”.

Seu maior ensinamento foi: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. - Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos." (MATEUS, cap. XXII, vv. 37 a 40.)

Jesus nada escreveu, mas exemplificou com sabedoria e bondade todos os seus ensinamentos.

Não foi compreendido pelas pessoas daquele tempo, pois não entendiam o grande amor que Jesus ensinava e exemplificava.

E assim, de nada valeu o apelo dos conselheiros do Tribunal, Nicodemos e José de Arimatéia, que eram homens veneráveis, dotados de grande saber e que defenderam Jesus.

Mas eram muitos que diziam que Jesus era o Rei dos Judeus e o Messias, e assim os poderosos temiam que ele se apoderasse do trono e o condenaram à morte na cruz.

Era semana da Páscoa dos Judeus (festa onde comemoravam a saída do povo judeu do Egito, conduzido por Moisés libertando-os da escravidão).

Antes de ser condenado, por algumas vezes, Jesus havia dito aos seus discípulos que três dias depois de ser sepultado que ele reapareceria para eles. Assim aconteceu, Jesus em luzes resplandecente reaparece aos seus discípulos.
E, assim, Jesus deixou provado e comprovado que não existe a morte para o espírito, o que morre é o corpo de carne como tudo natureza, já que toda matéria passa pela lei da destruição, mas o Espírito, a Alma imortal sobrevive e mais que isso pode ser vista por pessoas chamadas médiuns, que nos trazem notícias daqueles que morrem antes de nós e que ficam no plano espiritual até que um dia nos encontremos novamente.

Percebam, assim, que o amor, a amizade, não terminam após à morte física.

Jesus disse:

"E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?. (João 11,26)
Entendemos agora que ele falava do espírito que sobrevive à morte.

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6). Ninguém chegará ao Pai (Deus) se não agir conforme o seu ensino moral.

Como ficamos felizes por saber que seus ensinamentos continuam entre nós que ele vive a esperar que nós nos amemos uns aos outros.

FONTE: Evangelização Infantil - Ciclo intermediário - Programa A - Volume I - Coleção I - ALIANÇA ESPÍRITA EVANGÉLICA.

* * *

quarta-feira, 11 de abril de 2012

SOMOS TODOS IRMÃOS

SOMOS TODOS IRMÃOS
Por Elio Mollo
29 setembro 2009

Na verdadeira acepção da palavra, consideramos que os filhos de mesmos pais são irmãos.

Temos em conta, também, que um amigo inseparável é um irmão.

Se observarmos atentamente a população, onde é o nosso meio de relação, concluímos que o menino de rua, o pedinte, o gerente do armazém, o colega de trabalho, etc., são todos nossos irmãos, cada um passando por um necessário estágio de progresso espiritual, onde o que tiver melhor condição, espiritual ou material, deve auxiliar no mesmo sentido, solidariamente, o que estiver mais carente, pois tivemos a mesma origem, Deus!

Se é necessário cuidar da família para bem vivermos. O mesmo teremos que fazer com a vida social, pois a Terra é o nosso lar, e nela, temos que manter um ambiente de boa convivência. Para isso, a fraternidade e a solidariedade deve imperar.

Afinal, ponderemos, se tivemos a mesma origem, somos todos irmãos!

* * *
 

COLHENDO PEDRAS


COLHENDO PEDRAS
Texto adaptado por E. Mollo
através de uma mensagem esparsa.

Para o Espírito não existe velhice nem desgaste. É sempre novo, porque nele tudo se renova. Suas possibilidades se revigoram na experiência, desdobrando-se em novas capacidade.

Ninguém se faz velho por ter vivido um determinado número de anos (só o corpo). Há envelhecimento, quando há desânimo, quando se volta as costas para os ideais. Os anos enrugam a pele, mas o abandono do entusiasmo faz rugas na alma. A dúvida, a falta de confiança em si próprio, o temor e a desesperação, são os largos, larguíssimos anos, que fazem inclinar a cabeça e submergir o Espírito.

És tão jovem como a tua fé, e tão velho como a tua dúvida; tão jovem como a confiança em ti mesmo, e tão velho como o temor; tão jovem como tua esperança e tão velho como desesperação.

Hoje somos aquilo que fizemos ontem. Portanto acreditemos, amanhã será aquilo que fizermos hoje. Então façamos o melhor.

Na vida tudo recomeça! O dia, a noite, as estações, as marés e vazantes. Mas a natureza é cíclica e repetitiva. Nós, não. Nós podemos recomeçar sempre em nível melhor, com a experiência passada.

Sempre que uma pessoa passa por uma forte experiência de perda ou enfermidade, vê-se defronte um convite de recomeço; uma necessidade urgente de correção ou de readaptação. E pode recomeçar melhor! Seja um novo lar, uma vida nova, um novo emprego, uma nova atividade, uma transformação de hábitos, em prol da saúde — se invoca Deus com fé. Ele lhe infunde poder, descortino e decisão para reconstruir sua vida.

Considera-se fé a confiança que se deposita na realização de determinada coisa, a certeza de atingir um objetivo. Assim, ela confere uma espécie de lucidez, que faz antever pelo pensamento os fins que se têm em vista e os meios de atingi-los, de maneira que aquele que a possui avança, por assim dizer, infalivelmente.

A fé sincera e verdadeira é sempre calma. Confere a paciência que sabe esperar, porque estando apoiada na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao fim.

Pela fé o ser humano pode revelar valores desconhecidos dele próprio e canaliza-los de modo muito proveitoso à sua alma.

A fé racional e a esperança nos sustentarão.

Recomece melhor! Descubra os seus dons!

A nossa vida diária se constrói com tijolos de pensamentos, emoções, reações, palavras, e experiências! Somos todos construtores! Conforme a qualidade de nossa vida e de nossos propósitos, assim é a construção e aprimoramento de nossa consciência ou a sua degeneração...

Nossa consciência é formada e reformulada diariamente com a nossa vida.

Tal como construímos e mantemos nossos lares; assim como organizamos e levamos avante nossos negócios — com maior ou menor empenho e zelo — assim também com nossa consciência, que reflete em nossa alma e em nossa felicidade.

Pelo conhecimento e prática sincera da verdade estamos aprendendo a manejar sabiamente a nossa vida. Escolher, manter e aprimorar pensamentos retos; evitar emoções negativas e cultivar sentimentos nobres; tomar consciência de nossas palavras e atitudes; agir sensatamente — por certo assegurará uma rica consciência, que nos abençoará profusamente com progresso interno e externo. É claro que isto pressupõe aspiração, que as pessoas de íntimo elevado alimentam. E também disciplina, que bem mostra nossas convicções. O certo é que, desse modo, conquistamos o respeito dos homens e as bênçãos de Deus.

Por que haveremos de viver vulgarmente, cedendo às inclinações da personalidade, por negligência, ausência de ideal ou preguiça?

Podemos dizer que a nossa vida e semelhante a uma caravana que caminhava no deserto penosamente num terreno árido, poeirento. As pessoas que a compunham tinham uma fé absoluta no guia e, confiadamente, entregavam-lhe a ele todas as decisões. Gostavam de o fazer, sobretudo quando, devido ao intenso calor do sol, ele decidia que viajassem de noite, reservando o dia para dormir.

Certa noite, após uma jornada particularmente esgotante, o guia, de repente, exclamou:

Alto! Deter-nos-emos aqui por alguns momentos. Como vêem, atravessamos, neste momento, um terreno invulgarmente pedregoso. Quero que se abaixem e apanhem todas as pedras que consigam alcançar. Talvez consigam encher as bolsas e levá-las assim cheias para casa. Temos que fazer isso depressa! — Prosseguiu, batendo as palmas — temos apenas cinco minutos; depois disso, retomaremos a marcha.

Os viajantes, que apenas desejavam um prolongado descanso e um sono repousante, pensaram que o guia tinha enlouquecido.

— Pedras?! — Disseram eles — Quem pensa ele que somos nós?

Somente alguns fizeram o que o guia sugerira: puseram nas bolsas uns quantos punhados de pedras soltas.

—  Bem, agora chega! — Disse o guia — Temos que andar de novo!

Enquanto continuavam a difícil caminhada, durante o resto da noite, todos se encontravam demasiado cansados para se darem ao incomodo de falar. Mas todos continuavam a perguntar a si mesmos o que poderiam significar as estranhas ordens daquele guia.

Quando o sol se levantou no horizonte, a caravana deteve-se de novo. Todos armaram as suas tendas. Os poucos viajantes que tinham apanhado as referidas pedras puderam vê-las detidamente pela primeira vez. Assombrados, começaram a gritar:

Santo Deus! Todas elas são de cores diferentes! E como brilham! Realmente são pedras preciosas!

Mas esta sensação de júbilo depressa deu lugar a outra de depressão e abatimento:

— Por que não tivemos o bom senso de seguir as ordens do guia? Se assim fosse, teríamos apanhado o maior número de pedras possível!

A viagem da vida e semelhante a esta história, muitas vezes caminhamos por terrenos áridos, outras vezes encontramos um oásis, outras caminhamos por terrenos pedregosos, mas tudo isso é para que consigamos a perfeição.

As vezes, não compreendemos o motivo dessas dificuldades, e praguejamos contra Deus e contra tudo, mas mesmo assim, temos que continuar caminhando, nesse trajeto muitos não se revoltam, mas procuram tirar bom proveito dessa situação, tem esperanças de um dia melhor e, aproveitam para aprender com essas dificuldades, começam a conhecer e, suas mentes clareiam, com isso a fé se robustece, e os problemas agora não mais os fazem sofrer. Começam a compreender seus semelhantes, sentem agora necessidade de ajudá-los e, fazem de tudo para os ensinar e facilitar sua caminhada.

Sempre teremos que andar com esforço próprio, de vez em quando encontraremos um cirineu que nos dará uma ajuda, assim como, também nós, ajudaremos outros. Mas o mérito está em conseguir chegar lá no apogeu com esforço próprio. E todos nós estamos juntos nessa caminhada. Podemos fazer esta viajem de uma maneira alegre, nos dando as mãos e apoiando-nos mutuamente.

Temos as lições e os exemplos de Jesus por nosso guia e as pedras no caminho serão jóias quando a olharmos detidamente. Assim, não podemos dispensá-las. Temos que ter fé. Apanhá-las, e guardá-las com carinho. Porque a vida será o buril que as farão brilhar com todo o vigor tal qual o diamante.

Podemos pedir a Deus nosso Pai, forças para superar os percalços que encontramos no caminho.

Vamos abrir a sacola, vamos ver as pedras que colhemos, isto é, se confiamos no nosso guia e as pegamos, com certeza a caminhada valeu a pena, caso contrário, não desanimemos, pois o amanhã será mais uma oportunidade que Deus nos oferece para aproveitarmos e conseguirmos também chegar ao objetivo... colhendo as pedras preciosas.

* * *

PROPRIEDADES DO AMOR


PROPRIEDADES DO AMOR
Por Elio Mollo
03 fev 2008

O AMOR se mostra sempre espontâneo. E por ser de boa índole, não prende, não escraviza, não controla e não exige nada em troca pelo bem que promove, mas compartilha tudo o que de útil possui.

O AMOR por suas virtudes respeita, auxilia, compreende, perdoa... e se for necessário renuncia de seus interesses próprios em prol da PAZ e da FRATERNIDADE.

O AMOR por sua natureza fornece segurança, confiança e afeto a todos que fazem parte de seu meio de relação.

O AMOR é a FORÇA que rege o Universo e o mantém num contínuo movimento progressivo e em plena HARMONIA solidária.

* * *

O SER INTEGRAL


O SER INTEGRAL
Por Elio Mollo
29 setembro 2009

O homem é um ser que no dia a dia, passo a passo e de acordo com a necessidade presente vai se aperfeiçoando.

O Espírito eterno que nele habita a cada (re)encarnação segue pelo mesmo caminho.

É preciso educar a inteligência racional, emocional e volitiva, ou seja, desenvolver a razão, o sentimento e a vontade.

A Alma em cada passo dado adiante ganha mais energia e brilho. Assim, em cada novo corpo põe a mostra a sua capacidade e beleza.

Em cada encarnação no universo em que vive melhor se integra e participa.

Em dado momento sua luz se fará mais intensa, porém, suave e acariciadora, amável fraterna e solidária, porque, o Ser Inteligente, logrou o desenvolvimento harmônico da faculdade de pensar, do sentir e do querer.

Quando a Alma alcança esse nível: Na Terra surge um Homem Novo e no Universo um Ser Integral.

* * *


Por Elio Mollo


Caminhai, crescei e tornai-vos um auxiliar, ao invés de permanecerdes sempre precisando de auxílio.
Krishnamurti 


O Universo necessita:

De pessoas que possuam discernimento.

Daqueles que são capazes de trabalhar com suas próprias mãos.

De colaboradores que são capazes de distinguir o que tem importância e o que não tem.

Da energia mental capaz de produzir eletricidade suficiente para movimentá-lo.

Daqueles que sabem decidir por si mesmo.

Daqueles que sabem o que devem fazer.

Daqueles que querem aprender e desenvolver os conhecimentos.

Daqueles que tem boa vontade.

Daqueles que possuem fé.

* * *

É necessário possuir uma fé inabalável.

Fé difere muito de obediência cega.

Onde houver dúvida, existirá a vacilação, e onde houver vacilação existirá o sofrimento.

Possuímos a intuição — dote Divino —, para nos guiar. Porém, possuímos a inteligência para desenvolver qualidades.

Fé é conhecimento — e devemos crescer em sabedoria e compreensão.

Deus e todos os seus Emissários, estarão sempre conosco, se seguirmos as Leis Divinas.

Deus estará conosco em todos os trabalhos altruísticos destinados a ajudar os nossos semelhantes.

Quando O chamarmos, Ele vira, e derramará o Seu Amor e nos fortalecerá. E poderemos prosseguir a nossa caminhada rumo a perfeição sem nos desencorajarmos.

A fonte da força está em nossa fé, porque fé é força.

Porém, para confiar em Deus, temos que confiar em nós mesmos. É necessário aprender a confiar em nós mesmos. Não podemos caminhar ao sabor das opiniões e pensamentos alheios eternamente. Temos que caminhar com as nossas próprias pernas.

Confiando em Deus e em si próprio, o homem é mais alegre, possui mais ânimo, é mais positivo e transmite aos seus semelhantes segurança.

É necessário conseguir desenvolver completamente a nossa independência de pensar e de agir, para que possamos com segurança discernir cuidadosamente, antes de falar, agir ou pensar.

Quando procedemos com discernimento em todas as coisas, nunca haverá excessos, ao contrário, a nossa vida fluirá naturalmente.

Meditemos sobre este assunto, pois Deus necessita de cada um de nós para desenvolver o progresso geral, mas é preciso que ELE nos encontre com boa disposição para o trabalho.

* * *

CARIDADE, VIRTUDE QUE FAZ FLUIR O AMOR DIVINO


CARIDADE, VIRTUDE QUE FAZ FLUIR
O AMOR DIVINO
Por Elio Mollo
25/11/2004

O importante é sempre sermos nós mesmos, procurando avaliar tudo sensatamente, separando o que é ruim e desfazendo-se dele, e o que é bom procurando adaptar em nossos hábitos.  Falar de nós sim, mas tomando o cuidado de que isto não apareça mais do que é necessário.  É sempre bom utilizar a palavra "nós" ao invés de "eu", assim sempre estaremos no contexto e não ficaremos expostos no sentido exagerado, ou seja, falemos de nós como integrados a um conjunto, afinal, na Terra ainda não há ninguém perfeito, somos todos mais ou menos parecidos, as diferenças simplesmente somam o conjunto para movimentar o progresso naturalmente.

Em nossas vidas sempre surgem pessoas especiais, que nos ensinam como seguir adiante, diminuindo nossos medos e traumas, fazendo com que diante dos obstáculos nos tornemos mais serenos e com mais vontade de superá-los.  Claro que, também, surgem pessoas difíceis que desejam a nossa derrubada, mas isto faz parte, ou seja, eles são os instrumentos que sem saberem nos fazem muito bem, pois através deles crescemos muito mais.  Eles, na realidade, servem de alavanca para que mais depressa cheguemos ao objetivo divino, que é, de cada dia sermos melhores do que ontem.

No Universo tudo se encadeia, desde o ser mais simples ao mais perfeito, pois não devemos esquecer nunca que qualquer que seja o grau de nosso adiantamento, nossa situação como encarnados, ou na erraticidade, estaremos sempre colocados entre um superior, que nos guia e aperfeiçoa, e um inferior, para com o qual temos que cumprir com esses mesmos deveres. Esta é a hierarquia do cumprimento de deveres em todo o Universo.

Jamais seremos substituídos, pois cada um de nós é único no Universo, contudo, como as notas musicais, seremos sempre sucedidos.  Assim, como na música, na sucessão das notas, seja numa oitava abaixo ou numa oitava acima, formam-se as belas melodias, nesta sucessão dos seres Deus rege a grande melodia universal.

É também, nesta sucessão, que através do ato de relação, da hierarquia, do cumprimento de deveres que a solidariedade se faz presente, pois Deus, o Grande Maestro do Universo, com a força do seu amor, faz com que cada um de nós use seu instrumento para fazer soar da forma mais vibrante a Caridade(*), virtude que faz fluir o Amor divino, e que torna mais alegre nossa caminhada rumo a perfeição.

(*)Caridade: A solidariedade no mais alto grau. 

Colaborou no desenvolvimento ortográfico deste texto
 Aletéia Costa da Rosa

AMOR, A FORÇA QUE REGE O UNIVERSO


AMOR, A FORÇA QUE REGE O UNIVERSO
por Elio Mollo
16/nov/2004

No Universo o espiritual e o material interagem um sobre o outro ininterruptamente, obedecendo a lei de afinidade, portanto, depende de nós o procurar se melhorar através do conhecimento de si próprio, para que saibamos viver sempre em sociedade, de maneira solidária, de forma a abranger todas as relações com os nossos semelhantes, ou seja, na doação natural é total sem constrangimento nenhum para com o próximo, pois teremos o Amor como força regendo todas as nossas relações.

A cura total de nossos males só se dará quando conseguirmos amar, a tudo e a todos com liberdade de consciência e desprendimento, pois somente o Amor proporciona vida, alegria e equilíbrio.

* * *

AMIGO


AMIGO
Elio Mollo
2mar2007

Por estes milênios afora
de reencarnação em reencarnação
Juntos estivemos
vivendo com muita agitação.

Fomos adversários ferrenhos
competindo em muitas ocasiões.
Mas como tudo tem que o bem alcançar .
Juntos tivemos que caminhar
em muitas outras situações.

Já vivemos como pai e filho
irmãos, e até unidos pelo coração
como marido e mulher.
Outra vezes
cambiamos de posição
para o amor nos envolver
em boa emoção.

Quando conseguimos o afeto atingir
Nossas almas conseguiram se fundir.
Mas por força da evolução
outros objetivos tivemos que perseguir
E só de pequenos encontros
Pudemos usufruir.

Nos caminhos da vida
com oportunidades de encontros a surgir
de um abraço rápido pudemos fruir.
Como ao mesmo Senhor estamos a trabalhar
a saudade não foi capaz da dor provocar.

Temos a paciência como companheira
que nos ampara durante os fracassos
A esperança como fonte de energia.
E a fé como força a nos plumar
para que ao objetivo possamos chegar.
E por mais espinhosa que seja nossa tarefa
o amparo do alto nos chega em alta
para que a vitória nos alcance sem falta.

Sigamos sempre de fronte erguida
em trabalho confiante
pois se Deus está por nós
quem poderá barrar a nossa ida!?

Com o amor sempre a nos unir
Caminhemos progressivamente adiante
Pois temos a vida
constantemente a nos servir.
E de mãos ligadas
debaixo de um céu em festim
é certeza que avançaremos
para além de tudo que diz ser o fim.

* * *

Poema com base numa mensagem de um querido espírito amigo.

A CONSTRUÇÃO DA AMIZADE


 
A CONSTRUÇÃO DA AMIZADE
Elio Mollo
04 jan 2008

Almas afins se buscam em meio a multidão,

e não há nisso nenhuma ilusão.

Acreditem!

Isso foi o resultado de uma magnífica construção,

onde a amizade laborou essa magnetização,

formando no Universo uma grande ligação,

com a finalidade de fazer a humanidade

atingir a tão sonhada confraternização.

Podemos dizer que isso

é o amor em ação.

* * *

segunda-feira, 9 de abril de 2012

BRIGITTE

BRIGITTE
Elio Mollo

Lá vem a minha cadelinha
com seu toquinho de rabo a balançar
que com o seu rebolar
fica sempre a me olhar.

E quando fico preocupado
Lá vem ela me acariciar
desejando dizer
que esta ali
para me ajudar.

É também muito travessa
que me deixa as vezes muito valente.
mas reconhece o erro
a olhar pra gente
como a dizer que não fará
mais arte dali pra frente.

Brigitte é o nome dela
por que é uma linda cadela.
Gosto muito dela
e ela de mim
Que sempre juntos
passeamos pelo jardim.

Minha felicidade
é vê-la junto de mim
Com a sua alegria
que não tem fim.
E com seu rabinho a balançar
está sempre a me contentar.

Brigitte, au, au, au
é o meu jeito de dizer
que te gosto demais.

* * *